sexta-feira, 22 de maio de 2009

Teste de velocidade banda larga

Vamos começar com um tópico bem simples para a maioria das pessoas que já trabalham com tecnologia, mas que é um grande mistério para os demais:

Como medir a velocidade da minha conexão com a internet?

Grande parte das pessoas, assinam serviços de banda larga mas não sabem ao certo se a velocidade da conexão está de acordo com o que foi estabelecido em contrato.
Primeiro vamos esclarecer alguns pontos para ficar mais claro o entendimento do que é velocidade de conexão. A velocidade depende de dois fatores principais: taxa deDownload e Upload, recebimento e envio de dados respectivamente. A velocidade de Download das conexões é sempre maior que a velocidade de Upload pelo simples fato de que recebemos muito mais dados do que enviamos. Por exemplo, quando você digita www.site1.com é enviado ao seu provedor apenas um texto requisitando o acesso à um determinado site, porém a quantidade de informações recebida é infinitamente maior, pois neste site podem haver textos, imagens, vídeos, dentre outras informações que exigem um mínimo de velocidade de download para serem carregadas em seu navegador (mais conhecido como browser. Ex: Internet Explorer e FireFox).
Outro detalhe importante é o fato de que os sites são hospedados em servidores em lugares conhecidos como Data Centers. Estes Data Centers também têm suas conexões com a internet e, no caso deles, o processo é inverso pois eles enviam e processam informações de todos os usuários que acessam determinado site, ou seja, é importante saber que a velocidade de conexão não depende só do seu contrato com a operadora, mas também da capacidade do Data Center em receber o número de visitantes do site que nele está hospedado. Embora tenhamos alguns problemas recentes com sites famosos como Google e Twitter, hoje em dia não é tão comum nos depararmos com uma "página indisponível" ou navegação lenta por conta do Data Center devido ao fato de que as empresas assinam com os Data Centers uma velocidade mínima de conexão para cada usuário e isto é (ou deveria ser) medido constantemente, além disso também temos um novo conceito bastante polêmico e que irei tratar mais pra frente que é: "Clouding Computing" ou "Computação em Nuvem".
Tendo estes fatores em vista, podemos entender o porque muitas vezes navegamos em um determinado site e a internet parece muito lenta e quando vamos pra outro site fica mais rápido. Para tirar a dúvida se o problema está em sua conexão ou no Data Center, vamos a um site que nos mostra a velocidade real da nossa conexão. Chama-se Speed Test (teste de velocidade) e pode ser acessado através do endereço: http://www.speedtest.net/ e o processo é muito rápido.

O conceito do site é muito simples pois conecta você a um servidor mais próximo da sua região e efetua o teste de velocidade de download e upload, podendo fazer testes em mais de um ponto para tirar a prova real caso haja alguma dúvida.

A primeira tela do site mostra um mapa com os pontos mais próximos, mas é possível mover o mapa e testar sua conexão com um servidor do Japão por exemplo. Teoricamente não fará muita diferença, mas é recomendável testar em um servidor mais próximo. A região mais próxima é indicada por uma estrela amarela conforme imagem abaixo:


Clicando no ponto desejado, o site irá executar o processo de teste da sua conexão.



E então exibirá o resultado.


Pronto. Agora você já sabe se a velocidade da sua conexão está de acordo com o contratado.

Dicas e curiosidades:

  • Teste a velocidade da sua conexão periodicamente, podem haver alterações na rede da operadora que influenciam na velocidade;
  • O "Ping" que aparece nos testes é o tempo (em milisegundos) de resposta do servidor. Quanto mais baixo, melhor as chances da sua conexão ser mais rápida. Mas o que vale é o resultado;
  • Na maioria dos casos, a velocidade de upload equivale a 1/8 da velocidade de download, ou seja, dividindo a velocidade de download por 8 deve dar um número próximo ao apresentado no teste;
  • Faça a conta da velocidade de upload, se estiver muito abaixo sua navegação certamente será prejudicada. Com esta continha também dá pra saber se a "UltraMegaSuperFlash" velocidade de upload oferecida na venda é realmente bem acima do normal, neste caso seria entre 1/3 e 1/4 da velocidade de download.

2 comentários:

  1. Muito bom, meu querido irmão!Parabéns pela iniciativa. Vai ajudar este pobre leigo a entender um pouco mais os secretos da hightech!!! Abs

    ResponderExcluir
  2. Aêê! Nada como dominar o assunto com ninguém, né não?
    Achei da hora fazer o testículo e saber que minha conexão é realmente o que eu assinei para ter.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir