sábado, 30 de maio de 2009

Microsoft anuncia Novo Zune HD

A Microsoft anunciou esta semana a chegada do novo Zune. Pra quem não conhece, o Zune é o concorrente do iPod nos EUA e Europa. Além de tocador de MP3, albúm digital portátil e player de vídeos, o Zune também tem rádio, o que a dupla iPod/iPhone não tem até hoje. Na rádio existe um recurso interessante que permite você guardar o nome da música e da banda que está tocando para comprá-la através da Zune MarketPlace (loja do Zune na Internet) quando estiver conectado à internet pelo seu computador. Tenho um Zune e o considero muito simples e rápido, por isso recomendo como uma alternativa ao iPod. Infelizmente não veio para o Brasil ainda e pelo anúncio divulgado, também não será desta vez. O Zune HD será lançado no próximo outono norte-americano nos EUA e alguns países da Europa.
A sigla HD (High-Definition) significa alta definição, o que nos indica que ele será capaz de exibir filmes e vídeos em alta definição (720p) graças à sua tela OLED que, além de ser ultra-fina, tem uma resolução fantástica. Pelo vídeo divulgado pelo pessoal da Gizmodo, dá pra ter uma ideia do que vem por aí. Espero que, desta vez, seja comercializado no Brasil.


Zune HD Video Hands On from Gizmodo on Vimeo.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Teste de velocidade banda larga

Vamos começar com um tópico bem simples para a maioria das pessoas que já trabalham com tecnologia, mas que é um grande mistério para os demais:

Como medir a velocidade da minha conexão com a internet?

Grande parte das pessoas, assinam serviços de banda larga mas não sabem ao certo se a velocidade da conexão está de acordo com o que foi estabelecido em contrato.
Primeiro vamos esclarecer alguns pontos para ficar mais claro o entendimento do que é velocidade de conexão. A velocidade depende de dois fatores principais: taxa deDownload e Upload, recebimento e envio de dados respectivamente. A velocidade de Download das conexões é sempre maior que a velocidade de Upload pelo simples fato de que recebemos muito mais dados do que enviamos. Por exemplo, quando você digita www.site1.com é enviado ao seu provedor apenas um texto requisitando o acesso à um determinado site, porém a quantidade de informações recebida é infinitamente maior, pois neste site podem haver textos, imagens, vídeos, dentre outras informações que exigem um mínimo de velocidade de download para serem carregadas em seu navegador (mais conhecido como browser. Ex: Internet Explorer e FireFox).
Outro detalhe importante é o fato de que os sites são hospedados em servidores em lugares conhecidos como Data Centers. Estes Data Centers também têm suas conexões com a internet e, no caso deles, o processo é inverso pois eles enviam e processam informações de todos os usuários que acessam determinado site, ou seja, é importante saber que a velocidade de conexão não depende só do seu contrato com a operadora, mas também da capacidade do Data Center em receber o número de visitantes do site que nele está hospedado. Embora tenhamos alguns problemas recentes com sites famosos como Google e Twitter, hoje em dia não é tão comum nos depararmos com uma "página indisponível" ou navegação lenta por conta do Data Center devido ao fato de que as empresas assinam com os Data Centers uma velocidade mínima de conexão para cada usuário e isto é (ou deveria ser) medido constantemente, além disso também temos um novo conceito bastante polêmico e que irei tratar mais pra frente que é: "Clouding Computing" ou "Computação em Nuvem".
Tendo estes fatores em vista, podemos entender o porque muitas vezes navegamos em um determinado site e a internet parece muito lenta e quando vamos pra outro site fica mais rápido. Para tirar a dúvida se o problema está em sua conexão ou no Data Center, vamos a um site que nos mostra a velocidade real da nossa conexão. Chama-se Speed Test (teste de velocidade) e pode ser acessado através do endereço: http://www.speedtest.net/ e o processo é muito rápido.

O conceito do site é muito simples pois conecta você a um servidor mais próximo da sua região e efetua o teste de velocidade de download e upload, podendo fazer testes em mais de um ponto para tirar a prova real caso haja alguma dúvida.

A primeira tela do site mostra um mapa com os pontos mais próximos, mas é possível mover o mapa e testar sua conexão com um servidor do Japão por exemplo. Teoricamente não fará muita diferença, mas é recomendável testar em um servidor mais próximo. A região mais próxima é indicada por uma estrela amarela conforme imagem abaixo:


Clicando no ponto desejado, o site irá executar o processo de teste da sua conexão.



E então exibirá o resultado.


Pronto. Agora você já sabe se a velocidade da sua conexão está de acordo com o contratado.

Dicas e curiosidades:

  • Teste a velocidade da sua conexão periodicamente, podem haver alterações na rede da operadora que influenciam na velocidade;
  • O "Ping" que aparece nos testes é o tempo (em milisegundos) de resposta do servidor. Quanto mais baixo, melhor as chances da sua conexão ser mais rápida. Mas o que vale é o resultado;
  • Na maioria dos casos, a velocidade de upload equivale a 1/8 da velocidade de download, ou seja, dividindo a velocidade de download por 8 deve dar um número próximo ao apresentado no teste;
  • Faça a conta da velocidade de upload, se estiver muito abaixo sua navegação certamente será prejudicada. Com esta continha também dá pra saber se a "UltraMegaSuperFlash" velocidade de upload oferecida na venda é realmente bem acima do normal, neste caso seria entre 1/3 e 1/4 da velocidade de download.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Introdução

Este tópico é uma introdução do que planejo publicar futuramente. Também conto com sugestões e dúvidas, mesmo que eu não conheça sobre o assunto irei buscar informações a respeito e só publicarei algo que tenho certeza de que funciona.

Como tecnologia é um termo muito amplo, espero que eu consiga colocar de uma forma simples e intuitiva algumas dicas e truques úteis ao dia-a-dia e que muitas vezes não são explorados pelo simples fato de não conhecimento, "sem saco" para ler manuais complicados ou até mesmo por achar que não vale a pena "perder tempo". Mas uma coisa afirmo com absoluta certeza, pelo preço que pagamos por produtos hoje em dia é mais do que nossa obrigação tirar o máximo de proveito daquilo que adquirimos.

Enfim, farei uma publicação semanal a respeito de iPhone, Playstation 3, mundo dos games de 3ª e 4ª geração, informática e tecnologia em geral. Como adoro tecnologia e estou sempre ligado nas novidades, também vou comentar a respeito do que está por vir neste mundo que não pára nunca e é isto que o deixa cada dia mais excitante e divertido.

No meu perfil do Twitter (mcesarcarvalho) tem alguns links úteis e notícias interessantes do mundo da tecnologia também.